Sinusite e Otite - Otorrino Clínica

Sinusite e Otite

Sinusite

Sinusite é o nome que se dá à inflamação dos seios paranasais, também conhecidos como seios da face. A sinusite pode ser resultado de infecções (virais, bacterianas ou fúngicas), alergias ou alterações do sistema imunológico, incluindo doenças auto-imunes.

Na maioria dos casos, a sinusite melhora espontaneamente entre 7 a 10 dias. O tratamento, portanto, é basicamente sintomático. Mesmo as sinusites bacterianas costumam ter bom prognóstico, pois as complicações são pouco comuns.

Para o tratamento das sinusites não bacterianas é indicado a lavagem da cavidade nasal com solução salina (soro fisiológico) e aplicação de corticoides nasais em spray. Compressas mornas sobre o rosto podem trazer alívio, e ingestão vigorosa de líquidos ajuda a diluir as secreções.

Otite

A otite é uma infecção do ouvido médio, localizado atrás do tímpano. As infecções costumam causar dor, devido à inflamação e ao acúmulo de secreções no local. Geralmente, acomete mais crianças do que adultos e são causadas por vírus e bactérias.

Entre os sintomas frequentes da otite, estão a dor de ouvido, febre, perda de apetite, vômitos, dor de cabeça e problemas para dormir.

O diagnóstico da otite é realizado por meio do histórico de saúde, exames físicos e auditivos. O tratamento pode ser feito com medicamentos, drenagem do líquido do ouvido médio, e em casos de repetição, a remoção da adenoide, que melhora a passagem de ar.