Labirintite - Otorrino Clínica

Labirintite

A labirintite é uma patologia do ouvido, que acomete o labirinto e suas estruturas encarregadas pela audição e também pelo equilíbrio. Erroneamente, as pessoas chamam todos os distúrbios do ouvido interno de labirintite, no entanto, o nome correto é labirintopatia, uma série de doenças em que a labirintite se encaixa.

Não foram definidas com precisão as causas da labirintite, porém as infecções e inflamações são fatores desencadeantes da doença. Estresse, tumores, patologias neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e utilização de determinados remédios também podem provocar a labirintite.

Na labirintite, as regiões do ouvido interno ficam irritadas e inflamadas, provocando o envio incorreto de sinais ao cérebro, como se o corpo estivesse em movimento. Os outros sentidos não acompanham esse movimento, proporcionando confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e perda de equilíbrio.

A vertigem é o principal sintoma da labirintite, podendo vir acompanhada de náuseas, vômito, sudorese, alterações gastrointestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos no ouvido, redução da audição e queda de cabelo.

O diagnóstico da doença pode ser feito por meio de perguntas simples sobre os sintomas, além do exame físico e neurológico para complementar a avaliação.